Documentos necessários para obter Visto de Residência com fins de estudo

Basta enviar um e-mail ou telefonar para o Consulado português mais próximo de você que eles enviam a lista de documentos necessários para obtenção do visto de residência com fins de estudo. (Bom, isso é o que geralmente acontece e podem existir exceções!)

Bom, vamos à lista comentada:

Formulário de pedido de visto devidamente preenchido, com letra legível, ou datilografado na cor preta: É fornecido pelo Consulado no ato do pedido, ou seja, não precisa se preocupar com isso agora, pois preenche-se no ato da entrega dos documentos;
Comprovante de residência no Brasil: Serve conta de água, luz ou telefone. Necessário levar o original e uma fotocópia simples e legível;
Duas fotos 3×4 coloridas e atuais: O “atuais” quer dizer que foram tiradas a menos de 6 meses;
Passaporte com validade de no mínimo 1 ano: Li que alguns consulados pedem ainda a fotocópia de todas as páginas do passaporte, inclusive das páginas em branco! Ainda parece ser necessário autenticar a fotocópia das páginas que contém identificação (na minha época isso não foi preciso – UI, VELHA!);
Carteira de Identidade: Trazer o original e fotocópia autenticada (em cartório brasileiro);
Atestado médico, com menos de 90 dias, de que não sofre de doença infecto-contagiosa, e com assinatura reconhecida, por semelhança, do médico em tabelionato: Essa parte eu considero a mais fácil! Basta pedir para o seu médico escrever num papel que você é saudável e não possui nenhuma doença (depois pergunta em qual cartório ele tem registro de firma e passa lá para autenticar!);
Certidão de Antecedentes Criminais, emitida pela Polícia Federal, com assinatura reconhecida por semelhança em tabelionato: Na minha época (FERNANDA VELHA!) podia emitir pela internet, no site da PF.. parece que não pode mais…;
Seguro Médico de Viagem com validade pelo período da estadia em Território Nacional e cobertura mínima de 30.000 euros: ISSO AQUI É PALHAÇADA! Por que não aceitam mais o PB4 que serve como seguro saúde em Portugal, cobrindo inclusive repatriamento do corpo em caso de morte? Isso eu não consigo entender MESMO! (Provavelmente deve ser algum tipo de acordo que os consulados firmaram com as agências de viagem para lucrar algum com os intercambistas, mas isso é assunto para outro post e prometo ainda denunciar esse tipo de conduta na mídia caso se prove irregular como eu penso que é!);
Carta de aceite (no caso de intercâmbio) OU comprovante de matrícula em estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido OU
comprovante de estágio em órgão português reconhecido dentro da área de formação do estagiário;
Declaração de meios de subsistência em Portugal enquanto durar o curso: Essa parte tb é fácil! Aqui serve o comprovante da bolsa de estudos (em caso de haver) ou termo de responsabilidade dos pais com firma reconhecida, seguido de comprovante de renda ou extrato bancário. Eu levei o extrato da poupança, um boleto do cartão de crédito que comprovava um limite de 8 mil reais para gastos e um documento assinado por meu pai dizendo que me enviaria pelo menos 500 euros todos os meses. Importante destacar que eu NUNCA usei esse cartão de crédito (pois nunca precisei) e meu pai também não me enviava 500 euros por mês (porque não somos ricos!). Portanto, aqui cabe dizer que qualquer coisa é válida, pois o objetivo é provar que você tem condições de se manter bem financeiramente, mas isso cada um define o que isso significa (uns gastam mil por mês, outros sobrevivem com 250!).

Enfim, se alguém tiver alguma dúvida e não conseguir contactar o consulado, fala comigo através dos comentários 🙂

2 comentários

Filed under Portugal, Preparativos

2 responses to “Documentos necessários para obter Visto de Residência com fins de estudo

  1. deborah

    pra quem está pedindo visto agora, o atestado de saúde não foi solicitado. o que dá mais trabalho talvez seja o atestado de antecedentes. deve-se emitir pelo site da policia federal, mas é necessário levar à um cartório para valida-lo. o difícil é que somente alguns cartórios fazem essa validação (é só perguntar no consulado que eles indicam um lugar).
    entrei com um processo de visto agora no final do ano, vou pra braga em fevereiro!
    abs!

  2. Gostaria de saber se o comprovante de residência deve estar no meu nome, porque sou dependente dos meus pais e moro com eles, logo as contas na minha casa vêm em nome do meu pai. Não tem problema, certo?
    Obrigado, abraço

Deixe uma Resposta

