#ficadica: Aviso aos novos navegantes

Está aberta a temporada de perguntas-e-respostas, dúvidas infinitas e ansiedade ao extremo no Facebook dos brasileiros futuros intercambistas da Universidade do Porto. Tudo começa com a espera pela carta de aceite (a minha chegou 1 mês antes do embarque!). Depois que a UP te aceita, inicia a loucura atrás de passagem + seguro saúde + visto. Se o estudante solicitou alojamento acadêmica e não conseguiu, mais uma preocupação: Onde eu vou morar? É confiável alugar pela internet? Não seria melhor ficar alguns dias num hostel e procurar pessoalmente?

Pois, não existem respostas claras e diretas para todas as perguntas. O medo e a ansiedade fazem parte do jogo: O que seria da montanha-russa sem o friozinho na barriga?

Cada pessoa vai descobrir a melhor maneira de se preparar para o intercâmbio. E hoje em dia isso fica ainda mais fácil e rápido com a Internet. Existem várias blogs sobre o assunto (esse é o melhor hehe!), além de comunidades no Facebook com gente disposta a ajudar.

Recomendo uma boa espiada nos tópicos já discutidos em Porto 2011, no grupo da Brasup e na página da Brasup no Facebook. O site da Brasup (associação da qual eu fazia parte) está desatualizado. Falta colaboração DE VERDADE e grana (pois, esse é um problema difícil de sanar visto a crise europeia!). No entanto, algumas dúvidas ainda podem ser sanadas lá dando um vista de olhos nos posts antigos e perguntas frequentes.

E como eu sou total apoiadora da venda do meu próprio peixe, não posso deixar de recomendar a página do Vida Portuguesa no Facebook. Além da atualização dos posts direto na sua wall, sempre estou colando algum link ou informação relevante sobre o Porto, Portugal e Europa.

4 comentários

Filed under Portugal, Preparativos

4 responses to “#ficadica: Aviso aos novos navegantes

  1. Fernanda

    Olá! Encontrei teu blog enquanto pesquisava sobre a Universidade do Porto. Vi um cartaz na faculdade convidando para mobilidade acadêmica e achei tão legal! Resolvi então participar do processo de seleção, e deu tudo certo. Estou agora correndo pra conseguir o visto, Mega nervosa! Adoro o blog, me ajudou muito. Parabéns!

  2. Camila

    Oi Fernanda, seu blog está realmente muito interessante. Já tinham me indicado o link daqui e assim peguei o do face. O bom é que você o mantém atualizado, diferente de alguns outros blogs, que devem ter dificuldade para tal.
    Estou na ansiedade de intercambista, por isso queria saber:
    O visto, até então, parece ser o mais complicado. Só tenho o modelo da carta de aceite, por enquanto, nada dela “ao vivo”. E quanto a legalização de docs? Vi isso em alguns blogs. meu RG/CPF serve lá ou eu preciso fazer algo? E eu posso usar meu cartão do Santander pra sacar o $ em Portugal?
    Obrigada

    • fernandapugliero

      Oi Camila! “Modelo da carta de aceite” você quer dizer em formato pdf (online)? Se já tiveres recebido a carta por e-mail, já podes procurar o consulado da tua cidade e dar entrada no pedido de visto. Para isso, precisas já ter reserva de bilhetes aéreos (somente a reserva mesmo, caso já não queira comprar) e atestado de moradia (se conseguistes residência universitária, serve o comprovativo da faculdade.. se não, precisas alugar algo ou reservar um hostel). São necessários ainda outros documentos que devem estar disponíveis no site do consulado (ou te informam ligando para lá!). Às vezes varia de cidade para cidade.

      Alguns documentos precisam estar autenticados. Se for o caso, autentica em cartório brasileiro e posteriormente no consulado português. No entanto, depende da finalidade.

      Teu RG/CPF não valem lá. Quando chegares, teu documento passa a ser o passaporte. Posteriormente, podes fazer a carteirinha de cidadão brasileiro no consulado brasileiro em Portugal. Depois que renovas o visto, ganhas o cartão de Autorização de Residência que passa a valer como identificação tb. A carteirinha de estudante da UP tb é uma forma de identificação.

      Se o seu cartão estiver com a função “internacional” habilitada, tudo bem. Funciona lá. Mas confirme isso com seu banco antes da partida para evitar problemas. Sugiro que faças o Visa Travel Money (podes pesquisar sobre isso na internet). Trata-se de um cartão “pré-pago” que funciona no débito. Leia sobre que você descobrirá se está adequado às suas necessidades. Sugiro ainda que leves um cartão de crédito internacional com um bom limite para eventuais emergências.

      Espero ter ajudado🙂 Fiquei a vontade para mais perguntas.

  3. Gustavo

    Parabéns pelo blog, estou na espera pela carta de aceite. E estou sempre a procura de mais informações.

Deixe uma Resposta

