Os cotistas portugueses

Certa vez, eu estava a assistir tv em Portugal quando me deparei com a atriz Joana Balaguer (uma que fez Malhação há 29 mil anos). Parece que ela se mudou para Portugal por causa do namorado e já estava fazendo novela ou algo do tipo.

Meu namorado até brincou: “Agora tem cota para brasileiros inclusive na televisão”. Sim, porque os brasucas estão por todos os lugares em Portugal (só falta dominar a tv mesmo!).

Eu sempre brinquei que as colônias estavam a dominar a metrópole e creio que isso é realmente o que acontece. Dos 10,5 milhões de habitantes em Portugal, aposto que pelo menos 20% é imigrante ou mistura de África ou Brasil (conheci muitos colegas portugueses que tinham mãe africana ou brasileira… acho, sinceramente, que os tugas preferem as latinas!).

Mas o fenômeno contrário também já pode ser registrado. Primeiro Ricardo Pereira aprende a falar brasileiro e encarna seu primeiro papel-não-tuga na novela das oito da Globo. Ricardo já é famosinho por aqui, mas nunca tinha encarado um personagem brasileiro (sempre foi “o Manel di Purtugau” nas novelas…).

Ricardo Pereira como o brasuca Henrique

Já na nova novela Fina Estampa, uma das personagens principais da ficção é imigrante portuguesa no Brasil (a Griselda), enquanto o dono da barzinho do bairro é um gaIjo português de Lisboa, interpretado pelo ator também português Paulo Rocha.

Guaracy: O português do horário nobre da Globo

É, amigo. Pelo visto vamos nos acostumar com o sotaque português à força. Se bem que daí fica tudo elas-por-elas, pois os português já estão acostumados a escutar nossos funks, pagodes, sertanejos, bem como a ver nossas novelas importadas da Globo e Record. Eu acho fixe a gente absorver um pouco mais da cultura contemporânea dos nossos “descobridores”🙂

2 comentários

Filed under Portugal

2 responses to “Os cotistas portugueses

  1. Pingback: O Brasileirissimo de Aguinaldo Silva | Vida Portuguesa

  2. anny

    muito lindo msm esse guaracy,qria eu um homem cmo ele…

Deixe uma Resposta

