Eu vorbesc română (ou não!)

A long long (long long) time ago, eu participei de uma excursão organizada pela ESN que chamava-se “Viagem ao Sul” (se você tiver a oportunidade, VAI!). Enfim, sem muitas delongas (pois o que importa nesse momento não é a história em si, mas uma curiosidade idiomática), dividi o quarto com duas romenas: A Andreea (com dois “ês” mesmo!) e a Petronela (cujo o apelido era “Petro”). Foi aí que eu percebi o quanto a língua romena se parecia com o português.

Elas conversavam entre elas EM ROMENO e eu entendia. Juro por Deus. É totalmente possível! As embalagens dos produtos que elas tinham, o nome das comidas, o jeito de mexer a boca ao falar, até mesmo o jeito de se expressar (um bocado com as mãos) eram muito similares ao “jeitinho” brasileiro.

Creio até que posso dizer que os romenos são mais parecidos com os brasucas do que os portugueses, e daí já não estou a falar somente da língua. Apesar disso, português e romeno têm origem latina, ou seja, mesma raiz.

Se você pensar um pouco e ler em voz alta, consegue entender "Cidadãos artomentados".

Espero que mais alguém (fora eu) lembrei do O-Zone. Trata-se de uma banda da Moldávia, que atualmente vive na Romênia (antes que alguém diga alguma coisa, a língua oficial da Moldávia é o romeno, ok?). Eles foram famosos há um tempinho no Brasil, em especial depois que o Latino decidiu usar o ritmo de Dragostea din tei para gravar Festa no Apê. Enfim, minha música preferida deles é Despre Tine (que significa “sobre você”).

O clipe é tosco, mas tá valendo. Escuta aí e vê se você não entende ele dizendo “Nu raspunsi la SMS”, “Eu iti scriu atat de des” ou então “Melodia mea de dor”.

Aproveitando a deixa, vou meter aqui Dragostea Din Tei também. Tinha que ter concorrido a melhor clipe de todos os tempos (fui irônica!).

Até o Latino se aproveitou do “Alo, Salut, sunt eu” do comecinho da música para escrever aquela beleza de canção que é Festa no Apê (fui irônica mais uma vez!).

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Brasil, Europa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s