#ficadica: Explorando o leste europeu

Uma é tcheca, a outra húngara. A primeira tem o amarelo como bandeira, a seguinte optou pelo laranja. Se eu pudesse dar um conselho, daqueles que anotar em caderneta que viajante faz antes de embarcar, seria esse: Student Agency e Orange Ways. (Isso conta como dois conselhos? hehe).

Na minha opinião, as melhores companias de viagem terrestres do mundo. Sim, isso mesmo: Do mundo! Desbancam qualquer trem primeira classe ou empresas tipo Eurolines se considerarmos custo-benefício. Isso é o melhor de tudo: Custo e benefício. (Isso conta como duas coisas ou uma só?).

Em 2009, decidi passar o ano novo em Budapeste. Para chegar lá, peguei um voo Ryanair do Porto até Düsseldorf na Alemanha e de lá embarquei para Bratislava na manhã seguinte. Do Letisko de Brastislava segui para a Hlavná Autobusová Stanica (olha eu me exibindo com meu tcheco-eslovaco decadente hehe). Enfim, do aeroporto segui para a rodoviária decidida a embarcar na Student Agency (empresa a qual eu havia me apaixonado após mochilão pelo leste no verão anterior).

Um bocado de espera, e estaciona um ônibus laranja com uma placa escrita “Budapeste”. Achei graça quando descobri a concorrência e fui lá perguntar se havia vaga para embarcar. No fim, parti para Budapeste via Orange Ways. Não comprei passagem antecipado, até porque acho desnecessário. O ônibus estará lá conforme o horário que você verificar no site. Pode confiar (tanto na Orange quanto na Student). Só certifique-se bem em qual estação ele vai parar, pois nem sempre é na rodoviária da cidade (isso aconteceu comigo em Viena, onde o bus da Student Agency pára próximo a uma estação de metrô).

Enfim, a parte interessante da história é a seguinte: Bratislava fica a mais de 200 quilômetros de Budapeste. Eu e meu namorado, com bagagem incluída, pagamos 6 euros para a comissária da Orange Ways. Sim! 200 km por 3 euros com café e fones de ouvido incluídos (ganha revista e jornais também, mas estão em húngaro…). Sim! Tanto a Orange quanto a Student têm comissárias de bordo (é mesmo chic!).

Antes de entrar, ela nos explicou as regras em inglês: Vocês podem pedir um café ou chá gratuitos cada um. Vocês podem utilizar o banheiro para fazer o número 1. O número 2 é proibido! (Cara, ela disse “number 1” e “number 2” se referindo às necessidades fisiológicas!).

Portanto, se você pretende se aventurar pelo leste europeu, anota a dica aí no caderninho! Student Agency e Orange Ways são, para mim, as Ryanair’s das rodovias lol

A tcheca Student Agency

A húngara Orange Ways

Deixe um comentário

Filed under Europa

Deixe uma Resposta

