A recepção aos estudantes estrangeiros (e brasucas) da Universidade do Porto

Em alguns dias, começa mais um ano letivo na Europa. No Brasil, já está todo mundo de mala pronta para embarcar rumo a um ou dois semestres de intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal. (Tá, tem gente de mala pronta para estudar em outras universidades europeias, mas, enfim, esse blog foca no Porto então é disso que vamos falar…).

A essa hora, estão (quase) todos com as cartas de aceite e vistos em mãos. O Google Maps deve ter se tornado aliado, pois na hora de decidir onde morar precisamos ter noção da distância de casa até o campus, se fica longe do centro, se tem transporte e etc. Para aqueles que ainda estão a pensar em comprar roupas, DESISTAM! Se eu pudesse dar um conselho (e cobrar por ele) seria esse: Esqueça tudo o que você sabe sobe preços de roupas e troque o guarda-roupa em Portugal. Diria mais: Vá apenas com uma mala de mão ou encha a mala com miojo lol

Bom, mas isso já é assunto antigo… quem acompanha esse blog já tá esperto nesses quesitos🙂

Então vamos ao que interessa: O que o estudante brasileiro ainda não sabe (e talvez gere um friozinho na barriga). A partir da próxima semana, começam as reuniões de apresentação na Reitoria da Universidade do Porto. Dona Luisa Capitão (que não é uma senhora, mas sim uma das jovens portuguesas mais bonitas daquela cidade) vai receber grupos de estudantes para apresentar os procedimentos da universidade e trazer alguma informação sobre a cidade, como pontos turísticos, funcionamento do transporte público, explicações gerais sobre NIF, contas bancárias, centros de saúde… enfim, uma infinidade de tópicos que os leitores desse blog já estão (quase) carecas de saber🙂

Fred e eu falando da Brasup em uma das reuniões de apresentação em agosto de 2010

Eu entre duas intercambistas brasileiras🙂

Até o ano passado, a Brasup participava dessa reunião. Eu ajudei inclusive na organização da festa de boas-vindas em setembro de 2010. Foi mesmo fixe. Não sei como anda o funcionamento da associação no momento. Só sei que o site continua lá, e de vez em quando eu atualizo (tá bem, faz séculos que eu não atualizo, mas talvez é porque eu esteja meio desatualizada…).

A reunião dura cerca de hora e meia. Quer uma dica: VAI! É bem provável que você conheça seus melhores amigos do intercâmbio nessa reunião (foi o que aconteceu comigo). E não pense que você sabe tudo sobre a cidade só porque pesquisou no Google. Embarque preparado, mas não abra a mão de aprender jamais. Sugue o máximo. Dona Capitão sabe muito🙂

Depois de finalizadas as duas ou três semanas de reuniões em pequenos grupos, a UP organiza uma recepção oficial para os estudantes estrangeiros. Na famosa “chamada dos países”, o Brasil sempre se destaca (É O MÁXIMO!). Às vezes vai um pessoal das tunas se apresentar (se você não sabe o que é tuna, pesquise sobre a praxe no Google). Após os discursos e apresentações oficiais, todos brindam o chamado Porto de honra. Ah, fora que tem comida grátis (boa pedida para os “miserasmus” que não querem gastar seus eurinhos com comida: Comer pra quê quando se está em Europa, hein?).

Eu e meus quilos a mais com meus ex-companheiros de casa em setembro de 2009 (curtindo um vinho e comida grátis na recepção oficial da UP)

2 comentários

Filed under Porto

2 responses to “A recepção aos estudantes estrangeiros (e brasucas) da Universidade do Porto

  1. Olá, onde eu encontro essas reuniões de apresentação? Cheguei ao Porto nesta semana e preciso de mais informações sobre NIF, etc….

    • fernandapugliero

      Olá Alexandre! Você está de intercâmbio na UP? Essa apresentações que falo no post são para intercambistas. Não sei se é o seu caso. Se for, e se estiveres em acordo com a Universidade do Porto, procure a Luisa Capitão. Se você não for estudante, procure o André, da Brasup. O escritório fica no prédio da Reitoria da UP, no centro do Porto, sala 503. Espero ter ajudado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s