Arrendamento Porto

A gente percebe que tá ficando velha quando quem está pedindo informação sobre intercâmbio não é mais você – no caso, eu. Putz, parece ontem quando perguntava via Orkut (porque mal se falava em Facebook naquela época, apesar de eu ter o meu desde 2004) se alguém tinha informações sobre moradia no Porto. Qualquer coisa servia, quarto individual, partilhado, apartamento a dividir com muitos ou com poucos. Minha única exigência: Localização central.

Eu sempre digo e repito: Se você quer morar perto de tudo, leva um Iglu do Gugu na mala e joga pra cima ao lado da Fonte dos Leões. Quanto mais longe você morar da Fonte dos Leões, pior será sua vida: Se eu pudesse dar um conselho estilo aqueles do clipe Sunscreen seria esse!

Digite o máximo de vezes no Google a combinação de palavras “arrendamento Porto”. Talvez você desista e booke um hostel. Talvez você tenha mais sorte do que eu e encontre pessoas legais via internet. Talvez você se ferre assim como uma galera que eu conheci e acabe num apê pequeno, longe do centro e com um banheiro para sete pessoas.

Fato é que lá você encontra um canto. O mais difícil da viagem não é arranjar moradia antes de partir, mas é estar bem preparado. Se eu pudesse dar mais um conselho (pode?), eu diria: Estude e assista tv. Estudar a cidade, o país e o continente onde você vai viver a melhor época da sua vida é essencial para aproveitar o melhor possível. Conhecimento sobre pontos turísticos, História da Europa e mapas parece tolo, mas tem utilidade. Leia muito e passe seus finais de semana pré-viagem grudado no computador decorando blogs, Google maps e aprendendo sobre o site das companhias aéreas low cost. Assista muita tv antes da viagem! Além de acalmar os nervos e a tensão, te libera desse “dever” diário. Acredite, você vai sentir falta do Faustão nos domingos nublados, depois de acordar de ressaca e abrir uma geladeira vazia.

Providencie também um couchsurfing. Se você não sabe o que é, joga no Google que ele te explica. Não se preocupe muito com o visto nem em fazer amigos antes da viagem. A verdadeira aventura não é receber a ligação do consulado antes de todo mundo ou colecionar amigos no Facebook antes da chegada. Construa laços verdadeiros de amizade numa segunda-feira a noite na Ribeira, na quarta-feira do Piolho ou naquele dia que você está sem grana, mas sabe com quem pode contar.

Eu tive uma experiência incrível no Porto, mas ela só ocorreu porque eu estava devidamente preparada. Claro que sempre haverá imprevistos e sustos pelo caminho, mas um bom condicionamento faz com que você tenha forças para enfrentar qualquer barra.

Tá, mas e o arrendamento? Olha, se você não arrumar um teto até uma semana antes da sua viagem, acessa o Hostelworld e reserva uma cama qualquer para a primeira semana. Garanto que após a reunião na Reitoria com a Luísa Capitão, uma luz surgirá no fim do seu túnel.

Grupo sobre intercâmbio no Porto 2011

* Fiquei bem feliz hoje quando fui convidada a participar do Grupo Porto 2011 no Facebook. É lógico que já não estou na mesma vibe do pessoal, mas tô curtindo horrores ler as dúvidas (que eu já tive!) e tentar ajudar em alguns casos. Da mesma forma, espero que todos os meus posts aqui ajudem mais e mais gerações de estudantes de intercâmbio do Porto.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Preparativos, Vida Portuguesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s