O mesmo de sempre

Nunca viajei com a Kelly. Ok. Minto. Já fui com a Kelly pra Lisboa. E é só. Nem para Aveiro ou Guimarães fomos juntas. Vergonhoso isso!

Eis que esses dias me deparo com a seguinte foto, no profile do Facebook dela.

Kelly na Cracóvia

Igualzinha a minha.

Fernanda adivinha aonde!?!

E não. Nós não fomos juntas para a Cracóvia.

Eu fui em setembro de 2009. Ela, em maio de 2011. Mas, pelo visto, as coisas continuam as mesmas por lá.

Aliás, eu sempre repito isso: Se você não tem a chance de ir a Paris ou a Varsóvia com 20 anos, não se preocupe, estará do mesmo jeito quando você tiver 40.

Como diz minha mãe, a Europa está pronta. Aquilo lá não é Brasil, um país que está se desenvolvendo, se construindo aos poucos. No Brasil, podemos ajudar a formatar as coisas, decidir se a linha do metrô vai passar na porta da nossa casa ou a quilômetros dela. Podemos dizer que não queremos metrô e pular essa etapa. Podemos construir um aeromóvel, se o metrô já for coisa do passado.

Na Europa, metrôs já existem há dois séculos (leia bem: Séculos!).

Se isso é bom ou ruim? Olha, depende do ponto de vista.

Aqui (Brasil) temos mais chances de mobilidade social. Podemos mudar nossa vida radicalmente em dez anos. Na Europa isso, com certeza, isso é mais difícil. Mobilidade social é coisa rara.

E para sempre será o mesmo? Olha, não sei.

Pode ser que um terremoto seguido de maremoto arrase com Lisboa, como ocorreu em 1755. Pode ser que eles comecem mais uma Guerra Mundial. Pode ser que as diretrizes da União Europeia forcem mudanças. Pode ser que a Alemanha esteja “na mesma”, mas a República Tcheca comece a evoluir a todo o vapor.

Fato é que, para mim, a Cracóvia continua a mesma. Bem, talvez aqueles banquinhos ali onde sentamos com quase dois anos de diferença ainda sejam os mesmos e alguma coisa ao redor tenha se alterado. Porém, eu dúvido muito. Ainda volto lá e fotografo no mesmo lugar – a única diferença, provavelmente, será a quantidade de rugas na minha cara 😛

Deixe um comentário

Filed under Europa

Deixe uma Resposta

