Portugal elege seu novo Primeiro Ministro

Ontem, domingo 5 de junho, ocorreram as Eleições Legislativas em Portugal. Os portugueses que entenderam importante votar (porque em Portugal não é obrigatório), se dirigiram às urnas para escolher um novo primeiro ministro. Depois de Sócrates ter se demitido em meio ao estopim da crise, Pedro Passos Coelho é novo primeiro ministro português.

O partido dele, o PSD, é de centro-direita. Ou seja, a tendência é um governo conservador. Não posso dizer ao certo se acho isso bom ou ruim, mas penso que de repente uma força de esquerda poderia fazer a diferença nos cortes previstos nos sálarios e aposentadorias, bem como barrar um aumento de impostos e inflação. Em tempos de dívida com o FMI, as esperanças concentram-se não na prosperidade e sim na busca por uma luz no fim do túnel – e que não seja muito sofrível o caminho até ela.

Importante destacar que apesar de Portugal não ser mais monarquia, ainda conta com um Primeiro Ministro. Depois de anos e anos como reino, o regime parlamentarista ainda vigora no país, muito embora esse tenha um Presidente da República, Cavaco da Silva. A tendência em regimes políticos nesse modelo é a diminuição do poder do Presidente, concentrando as decições no Primeiro Ministro. Por isso a importância da eleição desse último domingo.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Portugal

One response to “Portugal elege seu novo Primeiro Ministro

  1. Pingback: A política portuguesa no Facebook | Vida Portuguesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s