Um final que é sempre um novo começo!

E o semestre chegou ao fim. Novamente. Mais uma vez. E essa não será a última para mim.

A história é clichê: Quem tá dentro não quer sair. Quem está de fora, só pensa em chegar.

Mas acaba sempre.

E eu fico a deletar os números de telefones que já não preciso mais. Ainda escuto o grito moche se disco, mas quem atende é sempre o serviço de voicemail. Já apaguei Cechinel, Nina, Lovy, Amorrrr, Débora e Candi, respectivamente.  Meu tandem, David, sumiu da lista semana passada. Em breve, minha estagiária, Carol, some também. Ainda perco Kelly e, muito provavelmente, outra Carol – que estagiou no Sonae e não comigo…

Não sei qual a apreensão pior. A da espectativa por vir ou a contagem de dias quando se sabe a deadline. Os amigos se vão, e fica a certeza que nunca mais será do mesmo jeito. Aquelas pessoas, naquele lugar, juntas, conversando sobre determinada coisa e combinando a festa daquela noite. Nunca mais. Amigos que mantenho via msn, orkut e facebook, mas que me fazem falta em carne e osso. Paciência. Essa é a vida que eu escolhi🙂 Gosto dela, senão mudava!

República SC+1 em Guimarães

Participei de uma República, morei com estrangeiras, aturei seis brasileiros falando com sotaques diferentes dentro da mesma casa por cinco meses. Viajei com amigos, formei grupos, aventurei sozinha. Lembro sempre da Mari, que passou seis meses no Porto e mais alguns em Londres. Voltou morrendo de saudades do Brasil… Mas eu sei que ela sente falta disso aqui mais do que tudo. Penso muito no Dentinho, embora comunique pouco com ele. Foi amigo pra fazer mudança, cozinhar junto, badalar em Portimão. O único que cuidou de mim quando eu estava doente.

A única certeza que eu sempre tenho é que, por mais amigos que eu acumule, sempre fico sozinha no fim. Se é triste? Eu não acho. Cada um tem sua melhor fase da vida, e eu estou ao lado dessas pessoas quando elas estão a desfrutar da delas.

Jantar em Albufeira - Algarve

A menina loira da foto acima se chama Fabiana. Eu a chamava de Fabi, muito embora não tenhamos nos conhecido o suficiente. Ela era veterana na época que eu estava entrando no clima… Enfim, ela chegou ao Porto um semestre antes de mim, mas voltou ao Brasil na metade de 2009. Fomos juntas na viagem organizada pela ESN ao Algarve. Foi lá que Cechinel apresentou-me ela, Marlon e Gustavo. Quatro catarinos boa praça🙂 Quem sabe um dia, no futuro, eu ainda apareço em Lagoa da Conceição – não esqueci que o Cechinel tem casa lá e disse que me recebia hehe

Poderia ter sido a última vez que vi Nina...

Nina foi uma de minhas melhores amigas no Porto. Ela não falava português, mas me ensinou tcheco o suficiente para eu poder me virar bem quando a visitei nas férias do verão passado. Eu a levei no aeroporto no dia 16 de junho de 2009. Foi uma das semanas mais tristes da minha vida portuguesa. A conheci no Algarve, e creio que ela me considera até hoje uma das melhores amiga que já teve. Eu penso o mesmo dela. O problema é que mal falamos, pois ela não usa facebook e msn, muito menos tem ideia do que seja o Orkut.

Legenda não explica. Precisa ler abaixo🙂

A minha nova turma começou a se formar em outubro de 2009. Kelly permaneceu na equipe, Débora deixou a reserva e passou a titular. Apareceu Carol, a irmã famosa, que a gente sabia quem era porque ouvimos que ela chegaria logo. Arrumei um namorado português – e ainda me lembro do dia em que a Fofa me disse no Piolho: “Namorar português demooooora”. Mas eu garanto que nem todos são tão lentos!

No pacote do Filipe veio o Tiago. A Flávia apareceu pela internet, pois achou o Dentinho no Orkut e foi morar no nosso apê. O Rodolfo era amigo da Candi, que era amiga da Thami, que namora o Léo, que está aqui há um tempão, assim como o André, presidente da Brasup. Esse último eu conheci logo na primeira festa Erasmus que fui, mas só fui trocar uma ideia tempos depois. Daí comecei a contribuir com a Brasup e entrei oficialmente no início de 2010.

Jantinha na esplanada da Pça Coronel Pacheco

Antes da Brasup, eu já ajudava os novos intercambistas. Doei um edredon para o Felipe, meu colega de aula. Acabamos nos tornando amigos, convidei ele pra jantar comigo algumas vezes, apresentei meus amigos e ele foi pro Brasil me devendo uma Francesinha!! Foi por causa de mim que ele conheceu a Débora e cartão que não cobrava taxas nas passagens da Ryanair. Acabou indo morar com a Carol em seu segundo semestre no Porto, quando a Débora foi embora.

No pacote veio Moisés. Colegas de casa, Felipe logo me falou sobre “o cara do sul que vive tomando chimarrão”. Um dia apareci para conversar com o colega de área – ele também é da Comunicação – e me aproveitar da cuia, bomba e erva! Acabei conhecendo um grande amigo, que sana a dívida do Felipe para comigo. Moisés diz que volta para acabar o doutoramento, mas, por enquanto, bate-papo só via msn.

6 comentários

Filed under Vida Portuguesa

6 responses to “Um final que é sempre um novo começo!

  1. Lai

    Nha…
    Eu que ainda nem fui já sinto falta.
    Falta de quem vou deixar por aqui e falta de quem vou deixar ai….
    Força mocinha… afinal, essa é a vida que escolhemos.

    Beijos

  2. Josiene

    E a nostalgia bate lendo teu post, mas nem um arrependimento por ter voltado, só saudades tuas cabeção! hehe. Uma hora te visito aí gaja! Beijão e força nessas épocas de “idas e vindas pelo aeroporto” sendo que não são para viajar…!
    :)*

  3. Moisés

    E eu também ganhei uma grande amiga. Não apaga meu moche porque eu volto,ok? Hahahaha…Muito bom o teu post. Bjinhos!!!

  4. K.G.

    Ow meu Deus,eu volto são só 9 meses e eu nao vou perder meu moche. E aqui, essa de só o dentinho cuidou de vc é sacanagem,né? E eu,não conta?hehehe

  5. Você como sempre escrevendo textos lindos que trazem muita saudade…
    Amo seu blog
    beijo fer

  6. Ana Paula

    Olá achei seu blog meio que por acaso e assim como muitos brasileiros pretendo chegar no Porto no comecinho de setembro, vou pra faculdade de ciências… Ainda não tenho lugar para morar, tem alguma dica?
    Qualquer coisa me escreva um email.
    abraços,
    ana

Deixe uma Resposta

