Almofadas em batalha!

E daí juntam uma cambada de malucos munida de almofadas e travesseiros no meio da Avenida dos Aliados em um sábado a tarde! Coisas de Europa. O lance foi combinado pela internet… Parece que é a terceira vez que ocorre aqui no Porto, mas já é tradução em algumas cidades européias. Apareceu até na tv brasileira, pois minha ex-colega de quarto – que agora já habita as terrinhas mais ao sul novamente – comentou algo via messenger.

A regra é simples. Leva uma almofada e disposição para bater ou apanhar das 17h às 20h. O impressionante foi que após baterem as doze badaladas do relógio da Câmara Municipal do Porto, o pessoal entrou automaticamente no espírito. O que parecia uma avenida tranquila em uma tarde se sábado em início de primavera – mas com uma ventania do cão – tornou-se campo de batalha.

Porto, Avenida dos Aliados, sábado, 3 de abril de 2010

Quando os participantes “murchavam” tinha sempre alguém para bater numa lata ou dar um grito alto, para fazer com que o pessoal se anime de novo. Creio que o número de pessoas tenha sido menor do que no ano passado por causa do feriadão de Páscoa – apesar de eu não ter estado presente em 2009, ouvi boatos que o número de almofadas presentes e desperdício de penas ou espumas vagabundas foi bem maior…

Guerrilheiros posam para a foto! (Detalhe: Carolina, Lorrayne e Regina - no lado esquerdo da foto - só posaram mesmo, pois nem estavam participando da batalha!)

Enfim, esse é o tipo de evento que classifico como interessante. Mesmo que a pessoa não participe – que foi o meu caso, pois não estava a fim de ser nocauteada no final de semana -, dá pra sentir um espiríto de harmonia entre um bando de doidos que não se conhecem e leram na internet sobre uma tal de batalha das almofadas… e lá foram! Dá pra perceber que as coisas públicas importam muito mais por aqui, além de terem uma percepção muito mais comunitária e cooperativa das coisas – é a velha história do “na Europa tudo funciona”, justificada pelos próprios habitantes da terrinha 🙂

Sempre sobra pra alguém! Coitadinho do varredor de rua...

Anúncios

4 comentários

Filed under Europa, Porto, Vida Portuguesa

4 responses to “Almofadas em batalha!

  1. é um FlashMob, gata. esse das almofadas já teve em outras cidades européia, joga no youtube. beijones.

  2. Dentinho

    Na verdade, essa batalha acontece no mundo inteiro no mesmo dia. Aqui no Brasil também já acontece há mais tempo… em BH, São Paulo, Rio, e outras cidades grandes…

  3. fernandapugliero

    1. Eu sei que é um FlashMob, até pq eu sou fã de FlashMobs desde 2003.
    2. Eu sei que acontece no mundo todo, no mesmo dia, inclusive. Até por isso que foi uma pena ter calhado justamente na Páscoa.
    3. Pessoal quer me tirar pra ignorante em meu próprio blog? Tsc tsc

    Não desistam!

  4. Hahaha.
    Fernanda perde os amigos…mas não perde seus posts…kkkkkkkk

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s