R$ 5,28

Apesar do que alguns dizem, a rua Padre Chagas, em Porto Alegre, tem apenas os preços em semelhança com a paulista Oscar Freire. As lojas elegantes se resumem a alguns estabelecimentos fechados, ao Moinhos Shopping no fim da rua e aos inúmeros barzinhos que ainda reúnem alguma elite da cidade.

Passei por lá na segunda-feira. Paguei 5,28 reais por um cafezinho pingado e estou traumatizada! Desde quando um café custa 5,28? Aliás, dei 5,30 e não me devolveram o troco. O moço pegou meu dinheiro, organizou na caixa e a fechou. “Onde está meu troco?”, perguntei. Ele deu uma risadinha de canto de boca e nada disse. “Não sobram dois centavos?”, indaguei. Uma amiga interveio e me lembrou que no Brasil dois centavos não é dinheiro. Ninguém cobra esse tipo de troco.

Pensando bem, dois centavos não valem porra nenhuma mesmo. Aliás, os preços no Brasil continuam sempre a subir. O euro é moeda estável, por isso que o Pingo Doce consegue exercer os mesmos preços do ano passado. Desde que moro em Portugal, o litro da coca-cola custa 0,89 cêntimos. Aqui no Brasil, arrisco dizer que as tabelas preçárias devem ser mudadas diariamente – ok, semanalmente, só pra não ser tão metida…

2 comentários

Filed under Brasil

2 responses to “R$ 5,28

  1. Kid

    Não chega a ser tão seguido o aumento de preços, mas pelo menos mensalmente alguma coisa reajusta…

    E, bem, a Pe. Chagas é pedir pra pagar caro. Tem lugares melhores pra tomar algo. Café, por exemplo, tem o Consulado do Café, na Lima e Silva.

    E bem vinda ao Brasil de volta!

  2. Renan

    Alguem nesse mundo deve pensar que 5,28 eh mais bonito que 5,30. Acho ateh que a arquiteta diz: “esse teu estabelicimento pede valores 28 no quadro de preços. Tem mais estilo”.

    Eu, sinceramente, não consigo imaginar que um dia comprarei um café desses sem reclamar do preço. Não reclamo pro cara que me vendeu, mas pra mim mesmo, claro. Mas reclamo sempre!

    Como ainda tem gente que cai nessa de “o ambiente vale o preço?!?!”

Deixe uma Resposta

