Europa, 11 meses

Ontem, dia 28 de janeiro de 2010, completei onze meses de vida portuguesa. Entretanto, me gabo em dizer que conheci a Europa – ou pelo menos boa parte dela – em minha estada por essas bandas. Tudo começou em um sábado cinzento. Céu nublado, chuvinha fina e temperatura baixa o suficiente para causa dor de garganta instantânea. Fui ao Pingo Doce naquele dia. Conferi os preços. Onze meses depois, o litro da Coca-Cola ainda custa a mesma coisa.

Onze meses depois, o litro de coca-cola ainda custa 0,89 euro

Em maio, fiz minha primeira viagem “de verdade”. Antes havia ido somente à Guimarães, a 40 quilômetros do Porto, mas nem conta. O destino: Sul de Portugal. Foi lá que me senti Erasmus pela primeira vez. Antes, eu estava como estudante de mobilidade acadêmica, oriunda do Brasil, rodeada por gente do mesmo tipo. Depois daqueles quatro dias, minha percepção mudou. Foi aí que a vida boa começou.

Italiano sem-nome, Algarve: A pessoa vai pra balada, dorme na praia e às quatro da tarde ainda continua lá...

A temperatura começou a esquentar, e as festas pareciam se emendar. Apesar disso, fui a todas as aulas. Meu nome está assinado na lista de presença em 100% dos quadrinhos de todas as disciplinas. As praias de Espinho e Matosinhos foram só o início do melhor verão da minha vida, o tal “summer of ’09”. Perdi as contas de vezes que passei pelo Piolho ou que fui aos copos na Ribeira.

A 20km do Porto, o comboio até Espinho custa cerca de 2 euros

As férias de verão me possibilitaram visitar os amigos Erasmus do leste. Caminhei muito, mesmo com um tal de problema no pé. Peguei um vírus, que formou um calo e se alastrou por toda planta do pé. Coisa horrorosa, que só curei um mês depois do retorno, em outubro. Posso dizer que começou a doer mais por causa dos sapatos fechados. Finalzinho de ano próximo é sinônimo de baixa no termômetro.

Em algum lugar do leste Europeu...

Em 11 meses, vi gente beber e ficar ruim. Assisti grupos estrangeiros enlouquecidos sem que tenham ingerido álcool. Ajudei turistas com informações. Trabalhei, pedi demissão e achei trabalho novo. Fiz trabalho até às 4 da manhã na faculdade. Acordei cedo, dormi cedo, mas fiz o contrário também. Uma vez adormeci por 18 horas contínuas e, quando acordei, não acreditei que o dia tinha mudado. Molhei os pés no Atlântico Norte e mergulhei no Mar Mediterrâneo. Assisti a muitos pôr-do-sol. O sol aqui morre mergulhando no mar.

As farmácias portuguesas têm letreiros informativos

Fui à Polícia, relatar a história de um cão que estava preso em um carro há uma semana. Me molhei na chuva e caí em poças da água. Aliás, teve carro passando em poça da água e sobrou para mim! Conversei com os amigos pelo Skype, enviei presentes pros meus pais e continuo a adorar liquidações… Escutei bronca de vizinho, estreitei amizades do primeiro semestre e conheci meu namorado sentada de pijamas numa fonte.

Depois da denúncia, o carro e o cão sumiram!

Nesse meio tempo, o Pingo Doce – aquele supermercado onde fiz minha primeira compra – criou um novo jingle. Teve até adaptação para o período de Natal: “Vai no Pingo Doce de janeiro a janeiro, o preço é sempre baixo no Natal e o ano inteiro”. Aliás, final de ano é época de aniversário para mim. Comemorei 23 anos com frio e chuva. Uma experiência, no mínimo, diferente…

Aniversário com doces portugueses, e vela improvisada!

Diferente também foi meu ano novo. Neve. Muita neve. Um boneco de neve de um metro. Fiz sozinha. Tinha até nome… Josef! Agora, aguardo ansiosamente o verão brasileiro, enquanto realizo a mudança de lar. Quinta residência em onze meses. Aqui, o bicho sempre tá pegando – vovozinha gritando, nenenzinho chorando, cachorro latindo…

O orgulho da mamãe 🙂

Deixe um comentário

Filed under Europa, Vida Portuguesa

Deixe uma Resposta

