Eu vi neve!

A experiência torna tudo melhor, mas a primeira vez é sempre inesquecível. Nos últimos dias de 2009, vi neve pela primeira vez na vida. Isso foi em Budapeste. Uma precipitação rala, que mal sujou o casaco. Mas não era água, e sim gelo que caía do céu. Repeti a experiência alguns dias depois, em Viena. Numa madrugada, abri a janela e vi telhados embranquecidos. Pela manhã, as calçadas acumulavam neve nas beiradas, o colorido das flores desaperecia em meio ao branco, tudo parecia calmo e em temperatura negativa.

Neve de verdade eu vi em Bratislava. Deve ter começado a precipitar perto das 22h, mas continuou até o meio da manhã. Os carros sumiram, os bancos foram cobertos e os arbustos pareciam montinhos de neve. Até fiz um boneco. Com graus negativos é impossível aguentar mais do que quinze minutos exposto em área externa, então o esquema é revezar entre aquecedores, que deixam as casas em torno dos 20 e tantos graus, e as brincadeiras no gelado.

Com olhos, boca e nariz!

Neve lembra o gelo do congelador, só que mais fofo. Molha as luvas e queima a pele, se não tomar cuidado. Neve sempre é branca, mas também pode ser suja. Principalmente nas ruas ou nos trilhos de trens, ela se mistura a terra e parece uma papinha marrom. As bolas melhores de atirar são feitas com neve acumulada há dias, mas não tive essa oportunidade. Vi neve fresca, daquela que pisa e o sapato afunda 10 centímetros até o piso.

O mais engraçado de tudo é perceber a amplitude térmica na Europa Central. Verões com super aquecimento, e invernos que lembram filmes natalinos. Culpa da continentalidade, que atinge o hemisfério norte. Posso afimar por experiência própria que Bratislava tem pelo menos 40 graus de amplitude térmica entre o dia mais quente e o mais frio do ano. Lembrei da minha camiseta molhada de suor em agosto quando me olhei no espelho e vi meu rosto queimado por causa do albedo.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Europa

One response to “Eu vi neve!

  1. Diandra

    putz nem consigo imagina neve..isso lembra muito filmes natalinos americanos!!
    bah q sonho poder ver a neve!! o/
    bjooo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s