Pai Natal

Natal no frio é, no mínimo, uma experiência diferente. Vestidos curtos, suor no rosto – que estraga a maquiagem, blérgh! – e biquini para o banho de piscina pós ceia não acontecerão em 2009. Talvez role até uma nevezinha básica. Há grande possibilidade de fotografar com termômetros negativos como paisagem. Na minha cabeça, tudo isso é cena de filme. Daqueles que eu via quando criança na Sessão da Tarde em época natalina. Jingle Bells com floquinhos brancos, árvores de folhas amareladas com luzes brancas piscantes e o Pai Natal com roupa apropriada para a estação: Gorro, luvas e botas!

Em Portugal, o Papai Noel chama-se Pai Natal. Um tanto quanto esquisito, mas eu acho engraçado. O velhinho é o mesmo do Brasil, com barba branca e ho-ho-ho, a diferença é que ele deve se sentir um pouco mais confortável por essas bandas do norte em dezembro. A primeira vez que ouvi dizerem “Pai Natal” foi em abril. Confesso que ri um bocado e, em um primeiro momento, não percebi do que estavam falando. Mas é um nome giro, e acostuma.

Além das ruas decoradas, gosto de observar o comportamento natalino europeu. O norte da publicidade da Worten, loja que vende eletrônico por aqui, é as férias do Pai Natal. Ele aparece de calções e blusa regata nos impressos e outdoors. Não tive a oportunidade de ouvir o spot de rádio ou ver o da tv, mas acho que deve seguir a mesma linha. A loja fez um site só para a época, que vale a pena conferir. Dá para enviar pedidos de Natal para outras pessoas, já que o Papai Noel pretende passar as festas de final-de-ano em algum lugar quentinho. Ele também envia cartões postais, todos com destinos no hemisfério sul – o Brasil não poderia faltar, é claro.

Traje apropriado para o Natal brasileiro 😀

Os shoppings também armaram suas árvores e penduraram umas guirlandas, um tanto quanto de gosto duvidável. Sinto falta dos caminhões da Coca-Cola, que eu não sei se transitam pelas ruas daqui – pelo menos, até agora, nada deles!. Ninguém comem panetone. Tem um negócio chamado Bolo-rei, que ainda não tive a oportunidade de experimentar. Aliás, sempre que eu falo em panetone me dizem assim: “É aquela comida italiana?”. Acho que o panetone surgiu na Itália mesmo, mas me surpreende o fato dos portugueses ficarem assustados quando digo que consumimos isso também no Brasil.

As árvores natalinas nas casas só são feitas em dezembro. A da minha casa já está. A correria por compras não parece ser a mesma, mas ainda estamos na finalera de novembro, então pretendo esperar mais um pouco para tirar conclusões definitivas. Estou atenta à programação de Natal nas ruas e espero que haja alguma… Em Porto Alegre sempre tem, ora bolas! A Universidade marcou janta para os Erasmus, e a ESN vai fazer festa do tema. A noite do dia 24? Ainda não sei qual vai ser… mas isso não é difícil de se arrumar.

2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “Pai Natal

  1. Kel

    Em Aveiro o shopping está enfeitado bonitinho, e o gosto não é duvidoso 🙂 Ano passado em Braga o centro estavs uma gracinha.

    Passei o último ano na Itália, experiência bem diferente, mas esse ano não quero frio não! Quero sol, praia e churrasco 🙂

    Tomara que o Pai Natal lembre de nós 🙂

  2. Vitor Finkler

    Realmente, não tinha me dado conta de que aqui no Brasil o Papai Noel passaria um calor dos infernos com aquela roupa hehehe!
    Mais um traço da cultura européia apropriado pela América…

Deixe uma Resposta

