Post confuso

Percebi hoje que posso dizer que sai de casa com 22 anos. Não sei ao certo ainda se irei voltar. Digo apenas que, se isso acontecer, não será por muito tempo e nem como outrora. Olhando para trás, sobre meus tempos de Brasil, me recordo apenas de flashes rápidos. Parece que foi em outra vida. E de repente foi mesmo.

Porto: Meu portão de entrada na Europa!

Porto: Meu portão de entrada na Europa!

Moro com três meninas. Duas alemãs – uma oriental e outra ocidental -, mais uma brasileira de Caxias do Sul. A Clara – da Alemanha do leste – tem um namorado esperando por ela em casa. Relacionamento longo. Mais de seis anos. A Maren – do oeste alemão – também teve um namoro longo, mas acabou. Acho que ela pretende reatar alguma coisa e casar logo, afinal, como diz ela, já está com seus 20 e poucos. A Thaís eu conheci no consulado em Porto Alegre. Ela engatou namoro aqui, com o Tiago, que também é caxiense.

Eu sou a “gracinha” da casa. Costumo fazer pouco em se tratando de limpeza, recolhimento de lixo e lavagem de louça. Mas, quando me pilho, faço tudo de uma vez só. Sou a única que trabalha e estuda ao mesmo tempo. Um pouco complicado em se tratar de aproveitar ao máximo a vida de Erasmus. Também sou a única que pretende ficar mais seis meses por aqui. As alemãs deixam Portugal no final de agosto, mas já estão aqui desde setembro. A Thaís aporta no Brasil novamente no início do oitavo mês do ano.

Não pretendo continuar a viver no apartamento que moro hoje no segundo semestre. Ainda não fiz planos. Apenas sei que parte de minhas férias não serão gastas aqui. Vou conhecer o centro e leste europeu. Um pulo na Itália, Eslováquia, Polônia, Áustria, talvez o sul da França e a República Tcheca. Nada muito certo. Não comprei passagens, muito menos planejei roteiro. Estou esperando por alguns acertes com alguns amigos, para ver se arranjo compania para a jornada.

Aprendi a cozinhar em três meses. Recebo elogios na maioria das vezes que arrisco uma lasanha ou yakisoba. Faço coisas mais simples também. Quando cheguei, não sabia nem como salgar a comida. Agora também sei usar a máquina de lavar. Em Porto Alegre, juro que não fazia idéia sobre qualquer programa de lavagem ou o lugar onde colocar o amaciante e sabão em pó.

Fiz amigos de verdade aqui. Algumas amizades não durarão mais do que alguns meses de bate-papo no msn depois da despedida pessoalmente, mas, certamente, vou guardar todos os momentos para sempre. Acho que ficarei triste em não poder mais subir no telhado do apartamento do Tomas à noite, seja para ver fogos de artifício ou apenas as estrelas. Difícil desacostumar com a comida mineira na “República sempre cabe mais um”, que tem até comunidade no orkut para discussão de assuntos sérios, como quem ficou com o pior cabelo depois do corte em Portugal ou onde serão realizados os encontros anuais do grupo. Me lembrarei para sempre das amigonas que fiz aqui: Renata, Kelly e Josi. Complicado apagar da agenda de telefones os números com ligação gratuita, para colocar novos a partir de setembro.

O “fica com Deus” do Lovy; a história da bicicleta que a Renata queria comprar desde março, e que custa 49 euros no Continente – um dos hipermercados daqui; o “xuuuu” da Kelly, que acabei roubando; o Rafael de Goiânia que diz que sou de Puraçurunga; o toque do celular da Thaís: “How you describe the feeling?”; a páscoa com o Dentinho; chamar o Pé de amorrrr; a risadinha do Karol; os olhos da Nina; o jeito do Tiago andar; o Tomas estudando por horas com música alta; a vozinha meiga da Josi.

As fotos são só parte da lembrança. Dá para rever cada passo que dei aqui. São poucas, mas ajudam a memória defasada com tantos acontecimentos. Só não posei ainda com meus colegas portugueses, outro trunfo que obtive. Pessoas maravilhosas, daquelas que colocam seu nome no trabalho mesmo sabendo que você não ajudou em quase nada. Hoje foi o último dia oficial de aula e vou sentir saudades. No próximo semestre, mudo de curso. Deixo a CTA – Ciência e Tecnologia do Ambiente – para regressar ao meu ponto de partida, a Geografia.

1 Comentário

Filed under Europa, Porto, Portugal

One response to “Post confuso

Deixe uma Resposta

