A vida depois de uma breve existência

Se meus conselhos valessem alguma coisa, provavelmente eu estaria rica. Longe de casa a gente aprende muita coisa. Acho que a mais importante é valorizar o tempo que temos. Me arrependo de não ter estudado mais. Lido mais livros e revistas. Ouvido músicas diferentes e não as mesmas de sempre. Deveria ter assistido aos filmes clássicos e deixado os blockbusters de lado. Fico mal de pensar em quantas horas gastei na frente do computador fazendo nada, enquanto poderia estar estudando alemão ou francês.

Nas semanas chuvosas de Porto Alegre ou então nas tardes osciosas de domingo, eu poderia ter pesquisado sobre a história da República Tcheca ou das grandes navegações. Naqueles dias que me senti feia e gorda demais para sair – e fui arrastada pelas minhas amigas -, deveria ter ficado em casa estudando e a estudar sem parar. Aprender qualquer coisa, pois todo o conhecimento é válido. O ruim é quando não se tem a mínima idéia sobre o que um polonês está a debater com um espanhol, em uma noite qualquer, bebendo qualquer porcaria barata, pois você desconhecesse a rixa entre alguns países do leste europeu e a Rússia.

Se eu pudesse dar um conselho a alguém que tem tempo de sobra para fazer nada seria este. Apreenda o máximo que puder. Sugue todos os livros, filmes, revistas, sites de pesquisa, inclusive o Google – aliás, esse é muito importante, em especial a ferramenta de idiomas, hehehe. A vida não é o tempo que você perde fazendo coisas não muito prazerosas. É aquilo que se ganha quando se sabe a história da ditadura portuguesa ou da formação da União Européia.

Hoje encaro meu tempo de vida em Porto Alegre como uma breve existência. Vivi mais em três meses portugueses do que em anos gaúchos. Claro que creio que eu sei muita coisa. Quem me conhece um pouco melhor, sabe o quão nerd eu consigo ser. Mas eu deveria ter feito mais.

Deixe um comentário

Filed under Europa

Deixe uma Resposta

