Tá tudo?

O Porto é uma cidade pequena, com pouco mais de 300 mil habitantes, que somam cerca de um milhão ao considerar a região metropolitana. As cinco linhas de metrô (A,B,C,D e E) cortam o centro, cruzando a ponte Gustavo Eiffel – o mesmo da torre parisiense -, chegando até Vila Nova de Gaia, que é menos famosa, mas tem mais habitantes que o Porto.

Moradias típicas das margens do Douro, em Porto

Moradias típicas das margens do Douro, em Porto

Os portugueses, em sua maioria, são simpáticos – à sua maneira – e gostam de conversar. Os mais velhos sempre contam causos de outrora, reclamam dos serviços públicos e dos preços. Os estudantes universitários parecem ter um nível intelectual pior que os dos brasileiros e não têm muitas responsabilidades. É normal para um português de 20 e tantos anos só estudar, sem nunca ter pensado em trabalho, bem como passar as tardes no shopping, em praças, cafés ou na internet.

Matar aula é feio, mas há os que fazem. Chegar atrasado também não é bom, muito embora os relógios portugueses pareçam sempre estar com um delay de pelo menos um quarto de hora. Apesar disso, os autocarros são pontuais e se sabe exatamente quanto tempo faltam para passarem – basta olhar nas tabelas da paragem ou nos painéis eletrônicos.

A comida é barata, e a bebida ainda mais. Não se paga muito por eletricidade, água ou internet. Carne de gado é a única coisa realmente “incomprável”. O quilo mais barato custa cerca de sete ou oito euros e não se compara à gaúcha. O único problema para comprar matimentos é que os supermercados, quitandas e frutarias fecham sempre às 21h.

As festas começam tarde, mas todos saem antes para o tal “esquenta” em algum bar ou até mesmo no meio da rua. Se chegar antes das suas em qualquer danceteria, provavelmente irá encontrar apenas os barmens e seguranças. Dessa forma, seis ou sete da manhã é um bom horário para chegar em casa – e seguir direto para a aula.

Na faculdade adoram um trabalho em grupo. Esta é a base de todo o semestre. As provas não são difíceis, e os conteúdos, na grande parte, básicos. A maioria dos alunos falta às aulas teóricas sem culpa e estuda em casa com o material disponível na internet.

O clima é mais seco, mas chove mais. Há dias com vento forte, porém não presencia-se tempestades. Os jardins públicos estão sempre com flores novas, os parques e praças limpos e as calçadas cheias de filtros de cigarro. Portugal deve ser um dos países europeus com a maior quantidade de fumantes por metro quadrado – se bem que na Europa oriental deve ser pior. Talvez por isso, os dentes da população sejam amarelos e mal cuidados – porém, é pior quando se vê jovens sem.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Porto

One response to “Tá tudo?

  1. Kermilim

    ” SHUKRAN” (obrigado)
    Estou fazendo pesquisa escolar sobre portugal e esse site é 10….! Tinha quase tudo o que eu prescizava……..
    BAUNCES……. (beijos)
    ALLAH MAAK……..(fique com Deus)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s