Fogos

Chegamos atrasadinhos para o show que haveria na avenida Aliados. Era quase meia-noite e, enquanto descíamos a rua dos Clérigos, que é realmente um tanto inclinada, ouvimos os primeiros estrondos. Centenas de pombas voaram. Fiquei com medo que fosse “batizada” na cabeça ou nos ombros. Os estrondos não cessaram, e não entendíamos o porquê daquela barulhada toda. Só quando viramos a esquina da Clérigos com a Aliados que vimos os fogos de artifício.

Multicoloridos no céu, tinha para todos os gostos. Aqueles que sobem em espiral e caem num brilho curto, mas muito dourado. Vermelhos, azuis e verdes que se abrem como abajures. Fogos brancos, que iluminaram a noite portuguesa. Apesar do frio, a boca permaneceu aberta por um bocado de tempo e até consegui ensaiar uns pulinhos e/ou dancinhas no meio da rua. Aliás, os carros estavam proibidos de transitar por ali por causa da celebração.

O show comemorativo do 25 de abril iniciou às 22h. Não posso dizer que fiquei chateada por perder dancinhas de Fado e um coral português, pois foi mais interessante ver gente no Piolho – o bar universiátio mais famoso por aqui – antes de descer pra Baixa dos Aliados. No feriado de 25 de abril, os portugueses comemoram o fim da ditadura de 1974. O símbolo da festa é o cravo vermelho, e havia vendedores por todo o lado em meio à muvuca.

Assistimos aos cinco ou oito minutos de espetáculo – pois acho fogos de artifício uma das coisas mais lindas do mundo – e depois voltamos ao Piolho. Me senti como no Natal ou Ano Novo europeu. Um frio de rachar com muita gente reunida no meio da rua. Minha amiga porto-alegrense Josi registrou alguns momentos em seu telemóvel – pois esqueci de levar câmera, já que nem sabia que seria necessária. Valeu a pena passar um pouco de frio. Pelo menos vi fogos de artifício pela primeira vez na Europa.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Portugal

One response to “Fogos

  1. Rachel

    Te prepara pros fogos de São João…….

    ps:achei esse teu blog meio sem querer mas está sendo (ou está a ser….afffff) muito divertido (e saudoso para mim) acompanhar tuas histórias. Estive nessa mesma época, ano passado, fazendo “Erasmus” no Porto……saudades saudades saudades….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s