Francesinha

Eis que quase três anos após o primeiro encontro pessoalmente, a francesa e a brasileira se encontram novamente. Desta vez, fui eu quem cruzou o oceano Atlântico. Nos conhecemos há mais de cinco anos pela internet, e eu a considero uma de minhas melhores amigas. Ann Sophie chegou ao Porto acompanhada do namorado inglês James no sábado, dia 28 de março, exatamente no dia em que eu completava um mês de vida portuguesa. Preparei uma agenda especial de final de semana, deixando para conhecer alguns dos pontos turísticos do Porto junto com ela.

Finalmente o encontro em solo europeu

Depois de anos, finalmente o reencontro em solo europeu

Da estação do metrô do aerporto, seguimos para o Estádio do Dragão a buscar os ingressos para o jogo entre Portugal e Suécia, que era eliminatório para a Copa do Mundo de 2010. Viemos a minha casa largar as malas e fomos conhecer os jardins do Palácio de Cristal, que fica a 8 minutos da minha casa. Para o almoço, indiquei à francesinha e ao inglês, francesinhas! Sim, francesinhas são o prato típico do Porto. Trata-se de uma espécie de sanduíche, com salsicha picante e bife, regada com queijo e mais molho picante à base de cerveja. Batatas fritas sempre acompanham e nós pedimos sangria com o vinho que leva o nome da cidade.

A legítima francesinha do Porto

A legítima francesinha do Porto

À tarde, seguimos para Vila Nova de Gaia, a cidade do outro lado da ponte e fizemos um tour nas caves. O bilhete custa 4 euros e fizemos a visita guiada pela Sandman. A janta foi aqui em casa e por minha conta. Antes disso, passamos no apartamentos dos amigos de Ouro Preto para virar uns copos…

O jogo foi sensacional! Nossos lugares eram ótimos e custaram apenas 10 euros cada. Vi o Cristiano Ronaldo de perto e decepcionei. Deco animou o jogo no segundo tempo, mas parece que estava lesionado e não mostrou muito futebol. A partida encerrou no 0X0, para decepção do inglês, da brasileira, da francesa e da portuguesinha sentados no setor 7, respectivamente nas cadeiras 16, 17, 18 e 19. A noite encerrou em uma balada com música brasileira. Fui informada que tocaria bossa nova, mas não acho que Marcelo D2 se enquadre no ritmo.

No domingo, o roteiro incluiu a Foz do rio Douro, o Parque da cidade e algumas das praias. Estava ventando muito, então logo voltamos ao centro para almoçar. Depois, andamos de elétrico, uma espécie de bondinho que existe por aqui desde 1895. O bilhete custa 0,95 euro, mas eu tenho andante e não pago para andar em C1, a zona central do Porto.

Porto dispõe de três linhas de elétrico que circulam no centro da cidade

Porto dispõe de três linhas de elétrico que circulam no centro da cidade

Por volta das 19h, a viagem se encerrou e seguimos novamente ao aeroporto. O final de semana correu bem e fizemos tanta coisa que a Ann até comentou que pareceu ter ficado pelo menos quatro dias aqui. Ainda não me recuperei da correria, mas a vida continua.

Deixe um comentário

Filed under Porto

Deixe uma Resposta

