Impressões gerais

As ruas aqui são um pouco estreitas. Às vezes, fico pensando como podem estacionar à direita e ainda passam carros em dois sentidos por vielas com menos de três mentros de largura. Se fosse em Porto Alegre, a gauchada ia sentar a mão na buzina até o sujeito desestacionar o carro. Aliás, os carros aqui são diferentes dos brasileiros. São os legítimos “importados” – hehehe. A direção parece ser 20 vezes mais leve, e a troca de marcha é imperceptível. Me admira como alguns conseguem estacionar tão mal. E – quase – ninguém liga. O mais engraçado é quando se vê um Smart Car, aqueles carrinhos minúsculos da Mercedes, mal estacionado.

Prefiro o metro e os autocarros...

Pode ficar com ele, Diandra. Prefiro o metro e os autocarros...


Aqui chamam as calçadas de passeio. E os passeios são estreitos e estão quase sempre cheios de filtros usados de cigarro. Aliás, aqui não existe cigarro de filtro branco, só amarelo – pelo menos é o que se vê atirado pelas ruas do Porto. O pessoal não curte muito uma lixeira, nem há cinzeiros para depósito. Atiram no chão mesmo que não tem problema. Apesar de estreitas, as calçadas tem paralelepípedos resistentes e estão sempre limpinha – apesar dos detritos dos fumantes…

Claro que há avenidas mais largas, como a dos Aliados ou as “vias expressas”, que atravessam a cidade. Não cruzei ponte alguma ainda, então não sei como são as pistas, mas acredito que sejam grandes também. Os engarrafamentos são comuns aqui, mas não duram muito tempo. É engraçado de ver. Aliás, muitas coisas são realmente muito engraçadas por aqui.

Gira é bonita. Fixe é legal. Super fixe é muuuuuito legal. Pimentos são pimentões. Ninguém entende “pouquinho”, tem que dizer “bocadinho”. Autocarro é ônibus urbano, comboio é para fora da cidade. Metrô escreve e diz sem acento. Os centavos são cêntimos. “Percebe” é “entende”. “Tomar um copo” é literalmente o que significa – hehehe. Banheiro é casa de banho, mas eles entendem se chamar de banheiro. Chamar de “moça” é pejorativo, então melhor arriscar um “menina” ou “miúda”. Na dúvida, falo um “senhora” que não tem erro. Os guris são gajos e as minhas amigas alemãs não entendem quando eu falo que o gajo é “muuuuito gato”: “Gato não é animal?” – hehehe

Os portugueses adoram dar uma explicação. Correção: Uma looooonga explicação. É só pergunta onde fica qualquer lugar para qualquer pessoa que lá vem um bocado de blábláblá. “Tu segues um bocadinho a frente, depois dobra à esquerda, andas mais um bocadinho, desce umas escadinhas, dobra de novo à esquerda, tu vai ver uma sinaleira, não é na primeira, anda mais um bocadinho que vai ver outra, daí atravessa a rua e sobe umas escadinhas, passa um bar, daí tem uma farmácia, não é ali, sobe mais um bocadinho a rua, vai ter o metro e depois do metro tu dobra à esquerda e anda um bocadinho para chegar”…

Eles gostam de brasileiros por aqui. Não falam da gente, não fazem piada. Na faculdade querem nos conhecer e nos acham engraçados. Os professores também gostam de nossa presença em sala de aula. Sempre nos perguntam o que estamos achando da cidade, se gostamos do Porto e tudo o mais. As pessoas são muito receptivas no geral, claro que tem alguns que não parecem ser muito amigáveis ou falam coisas desnecessários, como “muita menina do Brasil e da África vem para a Europa se prostituir”, mas isso falam em qualquer lugar.

Aqui a pele fica mais bonita, o cabelo não fica olheoso nem seco. Não entendi direito o porquê, mas é o MÁXIMO! A maioria das casas de banho tem banheira e você toma seu banho – que na verdade deve ser chamado de ducha – com uma duchinha de banho. É engraçado e eu sempre escorrego – hehehe. Aqui quase ninguém passa a roupa, só lava, seca no sol e dobra. Poupa tempo e dinheiro.

Anúncios

1 Comentário

Filed under Vida Portuguesa

One response to “Impressões gerais

  1. Batman

    coloca mais fuetos lesmaaaa! ta bem legal o blog..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s