Engatinhando

Domingo.

Havia combinado de encontrar com uma amiga portuguesa que conheci via internet ainda do Brasil. Liguei para a Alice perto das 11h, logo depois de tomar o pequeno-almoço do hostel. Ela não atendeu e eu decidi aceitar o convite dos alemães que habitavam meu quarto. Fui caminhar da Foz até Matosinhos quase. A Foz é um bairro aqui, que fica na foz do Rio Douro. Matosinhos é uma cidade satélite do Porto – google it!.

A caminhada iniciou perto do meio-dia, e estavámos meio sem destino mesmo. Não planejamos ir até Matosinho, afinal. Eu estava carrengando o laptop na mochila, a procura de internet wireless grátis. Caminhei mais de 10 km, com pelo menos cinco quilos nas costas para não conseguir usar a Internet grátis do Parque da Cidade. Mas, tudo bem, o passeio foi legal. Momento felicidade

Comi um hamburguer de três euros. Meio caro para os padrões daqui, mas a Foz é lugar turístico, lindo demais e as coisas geralmente são beeem carinhas. Voltamos quase às 18h. Comprei canelone congelado e um litro de coca-cola, cerca de 3 euros no total. Fizemos a janta no hostel e depois os amigos partiram.

Segunda.

Uma das alemãs, a Alena ficou mais uma noite no hostel. Conversamos até a meia-noite de domingo, mas acordamos cedinho na segunda. Eu precisava me registrar na reitoria e ela queria fazer compras à tarde. Combinamos de nos encontrar na estação de metro ao meio-dia. Cheguei atrasada 30 minutos e perdi ela. Para sempre. Não nos encontramos mais. Muito triste.

À tarde passeei pela Santa Catarina, uma rua tipo Champs Elysees, e almocei no shopping Via Catarina. Almoço caro e ruim. Sete euros mal gastos. À tarde voltei para a reitoria e encontrei com o Rafael nas escadas, um goiano que estuda na UnB. Falei sobre meu problema de “sem internet” e ele me ofereceu a da casa dele. Fui até lá para finalmente usar o computador.

Depois, às 17h, voltamos à reitoria para a festinha de recepção dos estudantes estrangeiros. Foi bem divertido. Bebemos vinho do Porto e tiramos fotos. Encontrei algumas das pessoas que havia conhecido na Internet ainda no Brasil. Foi muito bacana quando me deparei com a Renata, uma paulista que conversei apenas duas vezes via messenger e muito rapidamente. Um amigo em comum nos apresentou e depois de alguns minutos de conversa eu percebi: “Eu já falei contigo no msn!”. Sério, foi um “putz” gigante. Eu saio de Porto Alegre para um Porto menor ainda! E ela: “Foi tu que me perguntou sobre as tomadas né?”. Bom, como resultado da bagunça, arranjei uma melhor amiga logo de cara. Procuramos apê juntas, mas não deu certo. Ela mora aqui pertinho, então, tá beleza!

Terça e quarta.

Dias de verdadeira peregrinação à procura de apê. Em resumo, olhei mais de 15 apartamentos e quartos. Acabei por fechar negócio no primeiro que vi. O apartamento é ótimo, tenho quarto individual e divido com duas estudantes alemãs. Fica bem no centro do Porto, a 10 minutos de caminhada da reitoria – no centrão – e 15 do meu campus.

Quinta.

Fiz o tal de andante dourado, que permite que você ande a vontade de ônibus e metro nas zonas que pagou. O meu cobre três zonas, a C1, C2 e C6. Custou 22 euros e uns quebrados, mais os 5 para confeccionar o cartão.

Minha mudança ocorreu a tarde, e eu a fiz sozinha. Trouxe 50 quilos de malas, que arrastei de ônibus até aqui. Quis fazer somente uma viagem, para não ficar indo e vindo. Nessa noite, fiz a faxininha no meu quarto e organizei algumas coisas. Ficou bom 🙂

Sexta.

Fui a uma aula terrível e decidi cancelar a cadeira de “Fundamentos de Química”. À tarde, fui em uma feirinha perto de Maia, com minha amiga portuguesa, a Alice. Comprei pantufas por 2,50 euro e um pijama a 5. Galochas por 10 euros! Tinha cada coisa que fazia a pessoa enloquecer. Ainda bem que levei pouco dinheiro. Mas, estou me coordenando (até demais) em relação às compras aqui. As galochas custavam apenas 10 euros!! No shopping dá vontade de gritar quando se vê um casaco da Zara a 30 euros. Inacreditável. Blusinhas que custam 50 ou 60 reais no Brasil, aqui saem por 9,90 tranquilo.

Próxima paragem: Estádio do Dragão Depois, peguei o metro e fui até o Estádio do Dragão, do time do Porto. O lugar é lindo. Nos escalamos para a visita guiada da Erasmus mesmo sem estarmos inscritos. O estádio foi construído em 2003 e a estação de metro fica na frente – tem até o mesmo nome.

À noite sai novamente com um amigo português, o João. O conheci via Internet e ele é bem legal. Fomos dar uma volta nas ruas do centro, para ser introduzida à noite do Porto. Mesmo com o frio, um monte de gente se arrisca a sair na noite para beber e conversar.

Sábado.

Fiquei o dia todo em casa, a limpar e organizar. Valeu a pena, pois agora já estou devidamente alocada. Minha amiga Alice me convidou para jantar na casa dela. Perto das 19h, me fui para a estação Hospital São João comer pizza feita em casa. Nossa, melhor comida da vida. Aqui é complicada a alimentação. Minha perdiçãoNão cozinho coisa nenhuma – só fritura e porcaria – e sinto falta de carne boa e feijão. Apesar disso, a comida aqui é relativamente barata. Gastei 9 euros no supermercado e comprei suco, leite, arroz, massa, sucrilhos, pão de forma, água, óleo, presunto, meia dúzia de ovos e dois tomates. Acho que no Bourbon eu gastaria mais…

Festaaaaço na noite de sábado. Nossa! Acho que ainda não me recuperei. Perto da meia-noite, fui para o esquenta na casa da Renata. Tinha uma brasileirada lá.. Lá por 2 e pouco, fomos enfrentar o frio de 7 ou 8 graus, além da fila na entrada da balada. Mas valeu a pena.

Domingo.

Dia ligth. Finalmente conheci a Ribeira. Almoçamos com vista para o Rio do Douro. Gastei 4 euros.

Passei parte da tarde e a noite na casa da Renata – que mora com mais seis meninos. Lá pelas 22h, voltei para meu novo lar.

Deixe um comentário

Filed under Porto

Deixe uma Resposta

